sexta-feira, 22 de junho de 2012

Agricultura Intensiva VS Agricultura Biológica!

A diferença entre a agricultura intensiva e a agricultura biológica. Conceptualmente a agricultura é uma actividade em que se trabalha a terra, com o objectivo de retirar dela os produtos para a nossa alimentação. Esses produtos variam em função da composição do solo, do clima, da abundância ou da falta de água na região.
O que é a agricultura biológica?
É um sistema de produção holístico (que defende uma análise global), que promove e melhora a saúde do ecossistema agrícola, ao fomentar a biodiversidade, os ciclos biológicos e a actividade biológica do solo.
A agricultura biológica privilegia o uso de boas práticas de gestão da exploração agrícola, em substituição do recurso a factores de produção externos tendo sempre em conta que os sistemas de produção devem ser adaptados às condições regionais.
Isto é conseguido, sempre que possível, através do uso de métodos culturais, biológicos e mecânicos em detrimento da utilização de materiais sintéticos.
O que é a agricultura intensiva?
É um sistema de produção agrícola que faz uso intensivo dos meios de produção e, na qual se produzem grandes quantidades de um único produto. Requer um grande uso de combustível e, outros recursos e pode acarretar um grande impacto ambiental.
Na agricultura tradicional usam-se pesticidas para proteger as plantas do insectos, de doenças e de ervas daninhas, que são:
-Insecticidas para matar os insectos;
-Fungicidas para matar fungos;
-Herbicidas para matar ervas;
Na agricultura intensiva, plantam-se árvores em terrenos próprios para hortas;
Há lixo no meio dos campos;
Usam-se pesticidas fertilizantes em excesso;
Fazem-se culturas intensivas que cansam os terrenos e, estes depois precisam de mais produtos químicos para continuarem a produzir.






Sem comentários:

Enviar um comentário